quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Mudança do clima ameaça paz, diz ONU


FOTO: ONU
 Fonte: Planeta Sustentável

Militares devem investir em mitigação

A chefe do secretariado para a mudança do clima da ONU, Christiana Figueres, apelou aos ministros de defesa que invistam uma porção maior de seus orçamentos em medidas de mitigação dos efeitos da mudança do clima, numa tentativa de reduzir o risco de conflitos associados aos impactos do aquecimento global.

Falando ontem em Madri a chefes de polícia e líderes militares, Figueres advertiu que se não se tomassem medidas, o impacto da mudança do clima no suprimento de água, nos padrões do tempo e no nível dos mares poderia causar conflitos disseminados.

Ela disse especificamente que o aquecimento global aumentaria a pobreza e os governos teriam de lutar para prover as necessidades básicas de seus cidadãos.

"Nenhuma nação pode florescer se seus cidadãos tiverem que enfrentar os impactos da mudança do clima e as perspectivas crescentes de conflito", ela afirmou. "A voz do setor de defesa é uma das mais fortes e persuasivas em nível nacional, e assim peço a vocês que invistam de maneira que possa nos conduzir a todos a uma paz baseada em cooperação, e não em conflito",
acrescentou.

Figueres advertiu que o orçamento global militar, que cresceu 50% na última década, continuará a aumentar a menos que os governos gastem mais com medidas para prevenir a mudança do clima, como investimentos em tecnologias de baixo carbono.

"A taxa de gastos com defesa poderia responder pela maior parte do dinheiro necessário ao corte de emissões, e para evitar que os vulneráveis, frequentemente nas áreas mais instáveis do mundo, vejam suas sociedades desmoronarem com as pressões do clima", ela afirmou, de acordo com o Business Green.

Fonte: Planeta Sustentável

Nenhum comentário:

Postar um comentário